18 de maio de 2018 | Categoria: Casa Aliança, Informativos
PLANEJAMENTO DO ANO NO INVERNO
Como muitos costumam dizer, o ano agrícola começa no inverno, onde encerrada e concluída a safra de soja, os produtores iniciam uma nova programação com as culturas de inverno. No caso do trigo especificamente, a área plantada em nossa região de atuação vem reduzindo nos últimos anos por uma série de fatores, principalmente pelo baixo valor comercial do produto, que acaba desestimulando o plantio por parte dos agricultores. Mesmo assim é uma cultura de muita importância economicamente falando, pois tem sido uma alternativa de renda às famílias produtoras e movimenta a economia da região.
Na busca por melhores resultados e aumento de produtividade, a soma de várias atitudes tomadas por parte dos produtores tem sido determinante para alcançar os objetivos. A consciência de que as culturas de inverno entram no “sistema” produtivo da propriedade, tem sido determinante. Buscar rentabilidade e lucro em cada cultura é interessante, porém é preciso fazer com que esse “sistema” seja rentável o ano todo, ou seja, às vezes é preciso investir no inverno tendo resultado somente no verão.
O plantio de culturas de cobertura tem sido uma alternativa interessante na tentativa juntamente com o trigo, de reciclar nutrientes no solo, formar palhada e deixar a área ocupada reduzindo e facilitando o controle de invasoras para as culturas de verão, além de diminuir os riscos de erosão nesse período.
A correção de solo e calagem também se encaixa muito bem nesta época do ano, muitos aproveitam para realizar estas atividades após a colheita da soja, para quando chegar a época do plantio do milho e da soja já esteja tudo pronto para a semeadura.
FONTE: Departamento técnico, Casa Aliança Ltda.