Casa Aliança

(55) 3387-1969



1 de setembro de 2018 | Categoria: Casa Aliança, Informativos

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE SEMENTES

Dentre tantas preocupações que o produtor de soja tem ao implantar sua lavoura, uma delas e não menos importante, é referente a obtenção de sementes com uma alta qualidade física, fisiológica, genética e acima de tudo com boa sanidade. Isso assegura que esta semente esteja livre de fungos que possam causar a redução do poder germinativo e do nível de vigor das sementes, limitando a produtividade.

Contudo, não basta adquirir uma semente de alta qualidade se não fizermos uma boa proteção através do tratamento de sementes, o qual consiste em uma técnica que assegura a qualidade sanitária, através do uso de fungicidas, e mantém as plantas livres de pragas através do uso de inseticidas, além de complementação nutricional que pode ser feita com o uso de produtos à base de micronutrientes.

Entre os principais fungos transmitidos via sementes e que causam doenças na soja, destacam-se a antracnose, podridão negra das raízes e tombamento, bastante frequentes em nossa região de atuação.

Já dentre as pragas, podemos citar uma das mais preocupantes para os sojicultores que são as lagartas. Elas podem aparecer logo cedo e atacar a soja nas fases iniciais. Estas lagartas podem causar tombamento e morte das plantas além de reduzir significativamente a população, algo que tem ocorrido bastante em anos anteriores. A lagarta-militar, do gênero “spodoptera” é uma delas, gerando maior preocupação principalmente por não ser alvo da “Tecnologia Intacta”, e por isso oferece elevado risco se ocorrerem ataques na fase inicial, mesmo em cultivares com a “Tecnologia BT”.

Além das lagartas, existem várias outras pragas que podem causar danos na fase inicial da cultura da soja, como percevejos, cascudinhos, tamanduá da soja, mosca branca e nematoides.

Preocupada com tudo isso, a Casa Aliança disponibiliza à seus clientes, sementes de alta qualidade e com TSI- Tratamento de Sementes Industrial, o qual já faz parte das etapas do beneficiamento das sementes, realizado com equipamentos especiais e altamente sofisticados, que podem combinar a aplicação de fungicidas, inseticidas, micronutrientes, nematicidas, entre outros produtos.

Tal ferramenta, apresenta uma série de vantagens em relação ao tratamento convencional, tais como: maior precisão do volume de calda e quantidade de sementes a serem utilizadas; melhor cobertura da semente com o produto químico; menor risco de intoxicação dos operadores e maiores rendimentos por hora, aliando estas vantagens à um ótimo custo benefício aos produtores.

Fonte: DETEC- Casa Aliança Ltda.

Compartilhe esta notícia



Saiba mais sobre nossos produtos e serviços

Clique aqui

® Casa Aliança 2024. Todos os direitos reservados.LoginWebmail