Casa Aliança

(55) 3387-1969



8 de novembro de 2019 | Categoria: Casa Aliança, Informativos, Soja

A “matocompetição” na cultura da soja

Dentre os vários manejos realizados na cultura da Soja, o manejo de ervas invasoras é de grande importância a fim de se buscar maiores produtividades da cultura com a lavoura “limpa”.

Sabe-se que o termo “matocompetição” é usado para descrever os efeitos que ervas invasoras causam em nossas culturas, reduzindo com isso a produtividade e a rentabilidade.

Em uma lavoura onde se tem ervas invasoras, as mesmas estão exercendo uma pressão de competição junto às plantas de soja, sendo que ambas estão ali competindo por água, luz, nutrientes, espaço, além da liberação de aleloquímicos e a hospedagem de patógenos de doenças e de pragas.

Para se ter uma noção do quanto as ervas invasoras podem influenciar na produtividade da soja, o Eng° Agr° Msc° Juliano Lorenzetti da UFPR, fez um trabalho mostrando os danos da Buva sobre a soja, onde apresentou que:

1 planta de buva/ m² – redução de até 14% da produtividade;

4 plantas de buva/ m² – redução de até 33% da produtividade;

8 plantas de buva/ m² – redução de até 48% da produtividade.

Levando em consideração o cenário da presença de 1 planta de buva por m², que é uma baixa densidade, causando a redução de 14% da produtividade, em uma área de soja que produz 70 sacas por hectare, temos a perda de 9,8 sacas de soja por hectare, o que, nos valores de hoje, causaria mais de R$ 730,00 por hectare de prejuízo, demonstrando o grande potencial de agressividade dessa invasora.

Por este motivo, alertamos aos nossos produtores que devemos manejar nossas áreas a fim de deixa-las livres de ervas invasoras, principalmente de buvas, para evitarmos grandes perdas de produtividades.

Com o atraso na semeadura da soja devido às condições climáticas desfavoráveis e a redução gradativa da cobertura incidindo mais luz sobre o solo, observa-se que há o nascimento de novas plantas invasoras, como buva e culturas antecessoras (trigo, aveias, canola). Devemos nos atentar, para que se for necessário, fazer mais uma dessecação antes da semeadura evitando que a soja já tenha competição com invasoras desde a emergência.

Nós do Departamento Técnico da Casa Aliança nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas sobre o assunto.

 

Fonte: DETEC- Casa Aliança Ltda.

Compartilhe esta notícia



Saiba mais sobre nossos produtos e serviços

Clique aqui

® Casa Aliança 2024. Todos os direitos reservados.LoginWebmail